APEI com futuro

A presente candidatura pretende dar continuidade e consolidar o trabalho desenvolvido pela direcção cessante e também por todos quantos, desde 1981, deram vida e visibilidade à APEI.

O programa de candidatura assume-se como um trabalho em progresso que durará o tempo correspondente ao mandato a que diz respeito (2010-2013). Procura honrar os compromissos até agora assumidos e ambiciona alargar o âmbito e influência da APEI, contando para isso com todos os associados, assinantes, parceiros e simpatizantes da nossa Associação que trabalham para uma Educação de Infância de Qualidade para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, conforme ao artigo 29º da Convenção Universal dos Direitos da Criança.

O programa assenta nos princípios orientadores expressos na Missão, Visão e Valores da APEI, bem como nas finalidades expressas nos seus Estatutos (art. 2.º) http://www.apei.pt/associacao/


Linhas Programáticas


1. Vida associativa

  • Continuar o trabalho desenvolvido com vista ao crescimento do número de associados e garantir condições para a sua participação na vida da Associação, reforçando a intervenção dos delegados regionais (Alentejo, Centro e Norte), organizando formação e informação através de espaços de debate e inovação, da construção de parcerias nacionais e internacionais, da participação em fóruns de discussão pedagógica, da organização de itinerários pedagógicos e outros eventos que se enquadrem nas finalidades da associação.
  • Manter e melhorar os canais de comunicação com os associados através do INFORMAPEI, do sitio APEI onde será criada uma caixa de sugestões e do correio electrónico.
  • Publicar no sítio da APEI os artigos relevantes que não é possível publicar nos Cadernos de Educação de Infância, bem como Actas de congressos e conferências, constituindo um repositório de recursos digitais.
  • Disponibilizar informação sobre pedagogia, modelos curriculares e instrumentos de observação/avaliação contextualizados e cientificamente validados.
  • Referendar a Carta de Princípios da APEI para a tomada de decisão eticamente situada.
  • Valorizar o trabalho de voluntariado a prestar pelos associados.
  • Alargar a representação da APEI aos arquipélagos dos Açores e da Madeira com interlocutores privilegiados.

2. Gestão e comunicação

  • Manter e consolidar os instrumentos de gestão financeira e orçamental da Associação.
  • Assegurar a conveniente alteração aos Estatutos e ao Regulamento Interno para garantir o cumprimento da avaliação de desempenho dos recursos humanos da APEI.
  • Prosseguir com a optimização da base de dados de associados e assinantes.
  • Melhorar os canais de informação e comunicação da APEI, nomeadamente através da actualização de dados de correio electrónico de todos os associados e assinantes.
  • Recorrer à comunicação online de forma extensiva, nomeadamente para a realização de reuniões de Direcção com os delegados e interlocutores privilegiados nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
  • Melhorar a capacidade de difundir a associação através de vários documentos e suportes.

3. Centro de Formação

  • Explorar as novas possibilidades que se abrem ao Centro de Formação após a certificação pela DGERT aumentando as dinâmicas formativas dirigidas a outros públicos.
  • Continuar o esforço de identificação e estabelecimento de parcerias com outras organizações, de modo a criar mais possibilidades de assegurar formação em todo o território.
  • Consolidar e ampliar a dinâmica de formação estabelecida e que vem demonstrando resultados a qual assenta na combinação de formação acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) com formação não-acreditada e os Sábados temáticos e ainda com formação para pessoal não docente (Assistentes Operacionais e outros).

4. Grupos de Trabalho

  • Manter os Grupos de Trabalho existentes: Revista Cadernos de Educação de Infância, Autoformação, Ética e Creche.
  • Constituir o Grupo de Trabalho – Avaliação na Educação de Infância (grupo informal que tem vindo a reflectir sobre esta problemática).
  • Constituir a trilogia Observação/Planificação/Avaliação como temática central, dedicando-lhe espaço editorial nos Cadernos de Educação de Infância com entrevistas e artigos sobre experiências significativas e relatos de práticas que explicitem os grandes pensamentos sobre avaliação (das aprendizagens, dos contextos educativos e do desempenho).

5. Delegados Regionais

  • Apoiar o trabalho dos Delegados Regionais do Norte, Centro e Sul nas suas acções de divulgação da APEI, actividades de formação, representação, etc.
  • Apoiar o estabelecimento de Delegados Regionais em outras regiões do país.

6. Centro de Documentação

  • Continuar o trabalho já iniciado de tratamento documental, de angariação de fundos e de negociação para a cedência de espaço para a instalação do Centro de Documentação.

7. Projecto Crescer a ler

  • Assegurar o arranque do processo de distribuição e oferta de livros a bebés, em parceria com outras organizações.
  • Organizar espaços de debate sobre literacia.

8. Encontros, Conferências

  • Realizar o Encontro Nacional nos dias 9 e 10 de Julho de 2010 em Lisboa celebrando simultaneamente os 30 anos da APEI.
  • Realizar uma ou mais conferência (s) acerca dos 10 princípios para uma abordagem europeia aos serviços para a infância (Rede Infância na Europa).
  • Realizar a 1.ª Universidade de Verão em colaboração com a Associação Rosa Sensat de Barcelona.
  • Realizar outras conferências/seminários sobre temas que venham a revelar-se pertinentes.

9. Parcerias Internacionais e Nacionais

  • Manter e aprofundar a parceria com a Rede Infância na Europa de que resulta a publicação Infância na Europa.
  • Manter e aprofundar a parceria com a Bookstart.
  • Relançar a parceria com a Asociación Mundial de Educadores Infantiles (AMEI-WAECE), de Espanha, a fim de trocar experiências, realizar eventos em comum e divulgar os eventos de ambas as associações aos respectivos públicos.
  • Firmar, manter e/ou aprofundar as parcerias estabelecidas ou em processo com o PNL, o GEDEI, a Associação Criança, Instituições de Ensino Superior, Fundações e outras Associações ou grupos de trabalho que visam promover a qualidade da educação de infância no nosso país.
  • Apoiar associações ou grupos de educadores organizados nos PALOP divulgando e disponibilizando materiais, estabelecendo contactos, etc, que possam ser relevantes para o desenvolvimento da educação de infância naqueles países (foram estabelecidos contactos com S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde).

10. Investigação

  • Promover a contextualização do Baby Effective Early Learning (BEEL) estabelecendo as parcerias necessárias à sua viabilidade financeira, validade científica e acolhimento pelas instituições. O BEEL é um modelo de auto-avaliação com vista ao desenvolvimento e melhoria da qualidade dos contextos de creche, da autoria de Chris Pascal e Tony Bertram. Baseia-se nos mesmos princípios educativos que o Effective Early Learning (EEL). O EEL, destinado a contextos de Jardins de Infância, foi adaptado pela DGIDC ao contexto português com o nome DQP Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias e divulgado a toda a comunidade educativa, no seu sitio: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/ .
  • Realizar um estudo extensivo de forma a obter um retrato dos serviços de creche no país que apoie a contextualização do Baby EEL.

11. Participação da definição de politicas educativas

  • Dar continuidade à Petição pública O Direito à Educação desde o Nascimento, disponível em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N602, tendo em vista a apresentação à Assembleia da Republica de uma proposta de lei para que os serviços para crianças dos 0 aos 3 anos sejam integrados no Sistema Educativo.
  • Criar o debate público em torno da importância da qualidade na educação de infância como resposta de educação e cuidado integrada, dos 0 aos 6 anos.
  • Assegurar o papel e reconhecimento da APEI como parceiro de discussão das políticas educativas.
  • Garantir o cumprimento do protocolo de cooperação com o Ministério da Educação que permite a afectação de recursos humanos especializados à associação; prestar a colaboração e trabalho relevante através da emissão de pareceres, consultas, participando em grupos de trabalho, apresentando propostas ou outros.
  • Manter a representação da APEI no Conselho Cientifico da Avaliação dos Professores.
  • Reforçar a parceria com o Plano Nacional de Leitura.

24 comentários:

Joana disse...

É com grande reconhecimento e alegria que observo a iniciativa de (co)construção e desenvolvimento deste blog!
E é com expectativa que aguardo comentários no mesmo, de Norte a Sul do país!

Liliana Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Estrela disse...

E das Ilhas!!! Este Blog é sem dúvida em óptimo espaço de debate para todos os Educadores, um espaço de partilha de práticas e vivências, de reflexão e pesquisa. Certamente estimulará todos os profissionais a serem agentes de mudança, a reflectirem, a criarem conhecimento na dificílima tarefa de Inovar! Parabéns!

Joana disse...

Sim, esperemos que neste blog possamos todos aprender mais e co-construir mais e reflectir e trocar mais experiencias, apresentar duvidas e levantar sugestões, debater problemas que de perto se prendem connosco e com o nosso crescimento pessoal e profissional...
Que encaremos este espaço como um "Espaço de Missão"... onde Todos assumamos o compromisso de estarmos VIVOS NESTA MISSÃO DE EDUCAR!
Joana

Unknown disse...

É muito bom reconhecer, caras amigas, e que nos inspiram confiança no dia-a-dia.

Joana disse...

BEM VINDA! Pois é Ana, também é muito bom ver que continuas interessada, motivada e preocupada com os assuntos da Educação.
Encara este espaço como um espaço de partilha e de crescimento em conjunto, ok?
Lança as tuas questões, reflexões, dúvidas sempre que queiras. E PARABENS por te teres associado a nós!
Joana

Anónimo disse...

Como profissional da Educação apoio com toda a confiança o programa apresentado pela vossa Lista.
Força Lista A.
APEI com Futuro, é o Caminho!
Sérgio

Isabel Gerardo disse...

Avessa como sou à cavaqueira informática e fiel associada das conversas com presença física, só um blog da lista A poderia suscitar-me a motivação para envolver-me e dedicar-me à participação no mesmo.
Tive o prazer e oportunidade de trabalhar durante 4 anos na APEI e a aprendizagem foi muita sobre o que é construção e consolidação da vida associativa. Deste período o que ressalvo são sem dúvida as motivações e actividades para a valorização de todos os profissionais de educação e o rigor ético no tratamento e alargamento de iniciativas.
Recordando estes 4 anos que a nível nacional suscitaram profundas alterações e levantaram inúmeras questões na classe docente e na opinião pública sobre essa mesma classe, a associação soube levar "...a água ao seu moinho" de um modo discreto e sem alaridos, recebendo e respeitando a herança de 25 anos, adaptando-a ao séc XXI.
A coerência na planificação de objectivos da lista A revela o cuidado e a sensibilidade de quem sabe que "Roma e Pavia não se fizeram num dia", mas que a solidez e continuidade podem ser abaladas até por boas intenções. Sem ponderação pode-se fragilizar os alicerces do associativismo e a representatividade associativa.
Eu não o saberia,por isso votarei em quem acredito que o saberá.
Quero também salientar que congratulo-me com o facto de pela 2º vez na história da APEI, surgirem 2 listas, sinal evidente de que o associativismo está vivo. Convido os avesos a Blogs ou fans dos mesmos a participarem e consultarem o site da APEI e os programas de ambas as listas, criadas por pessoas motivadas e participativas por todos nós.

maria disse...

Excelente programa.Gente conhecida e com provas dadas de capacidade de construir uma Associação com Futuro. Eu votarei A.

Mª da Conceição Moita

Unknown disse...

Bem, a Isabel inspirou-me, pois, encontrei alguém que me compreenda. Conversar, muito e sempre, não através de um teclado e de um écran, mas, pela APEI, TUDO!
Por estas bandas do Mondego vamos todas votar na lista A, gostamos muito do Programa ... e da Lucia Santos!
Finalmente há duas listas...e, por isso, também, há mais vontade, mais sentido de exercer este gesto de liberdade.
Contem com todo o meu Apoio. ZEZA

Anónimo disse...

Obrigada a todas e todos que têm manifestado o seu apoio à lista A- APEI com Futuro, quer através deste blogue ou por outros meios. Estamos confiantes que, com o apoio de Educadores reflexivos, responsáveis e interessados no futuro da nossa Associação, vamos vencer estas eleições. A APEI tem feito um percurso com muito prestígio e dignidade, e devemos isso a todas e todos que se têm empenhado voluntariamente neste projecto.
É nosso dever continuar este percurso com empenho, sentido de responsabilidade, honestidade e, caminhando sempre para o Futuro, dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido, aprofundando-o e inovando. Contamos com apoio de todas e todos vós.
Liliana Marques

teresa vasconcelos disse...

Caras/os Colegas: Apoio incondicionalmente a lista A que garante dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela anterior direcção da APEI. O programa está excelente e coerente com o profissionalismo que queremos que a APEI continue a incutir nos seus associados! Façamos uma ampla rede de apoio a esta lista e passemos a palavra! Teresa Vasconcelos

Unknown disse...

Apoio 100% a Lista A - APEI com Futuro, porque só assim uma excelente equipa poderá dar continuidade ao excelente trabalho que tem vindo a desenvolver, em prol da Educação deste País. Muitos parabéns e obrigada por existirem

Anónimo disse...

É claro que apoio a lista A. O programa está excelente e com "pernas para andar". A equipa é fantástica, da qual faz parte uma grande amiga.
Força Liliana!! Força Lista A.
Continuem com ética e profissionalismo....
Isabel Campaniço

Joana disse...

Caros colegas, amigos, seguidores deste blog:
Já muito se tem falado acerca do programa proposto pela lista A, não tenho dúvidas que assegurará uma APEI com Futuro. estou convicta disso.
Todavia, gostaria ainda de me pronunciar em relação a algo que tenho visto que é uma preocupação e desejo de vários associados da APEI - "a descentralização". Muitos associados manifestam uma grande vontade de ver a "APEI descentralizada".
Aproveito, portanto, este espaço de reflexão e partilha para esclarecer e informar quem ainda não sabe que a candidata à presidência da APEI (lista A) não é de Lisboa, é da zona Centro, o que certamente deixará muitos associados mais tranquilos, satisfeitos e na expectativa.

Anónimo disse...

Estive a ler os dois blogues com atenção. A lista A com os pés no chão e os olhos no futuro. A lista B com a cabeça no ar e desejos de altos voos. Para mim enquanto educadora desejo que ganhe o projecto consistente da lista A e que possamos contar com o contributo dos participantes da lista B. Juntos teremos melhor APEI com Futuro
Lurdes Costa

Não posso deixar de comentar que os educadores de infância são especiais. Em tempos que todos se queixam da falta de interesse dos cidadãos em exercer o seu direito à cidadania democrática, aí estão os educadores de infância com duas listas a debaterem-se pela direcção da sua associação profissional, espero que isto seja positivo e que não crie clivagens, todos somos poucos.Vamos unir-nos pelo futuro da APEI.

Paulo Fernandes disse...

Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Este poema de Cecilia Meireles fala. de inquietação. Todas as almas bondosas sentem – nalgum momento da sua vida – esta sede de vida e de existência.
Este começo serve para deixar uma mensagem a todos os colegas que aqui honestamente se dispõem a construir um projecto. A profissão é muito da nossa vida, o universo da infância enche os nossos interesses e preocupações, nenhum de nós é dispensável.
Nesta página encontro muitos colegas por quem tenho admiração ou um carinho muito especial: espero que assim continue depois de Fevereiro. No fim todos seremos – ou deveremos ser – APEI.
E um dia sei que estarei mudo
- mais nada
Paulo Fernandes

PS:Não preciso de dizer em quem voto ou quem apoio porque todos já sabem.

Anónimo disse...

É no mínimo curioso ler um dos últimos apelos ao voto da lista B, com sapiência e arte, apresenta as aparentes concordâncias de objectivos de ambas as listas, para depois apontar o dedo ao que considera como anti-corpos da lista A.

"- Ambas têm pessoas e ideias capazes e exequíveis;
- A lista B apresenta um projecto baseado no espaço do profissional e da prática da educação de infância (na sala, na escola, no dia-a-dia...), onde, por exemplo, TODOS os candidatos estão, actualmente, a desenvolver a sua prática em sala de actividades...
- A Lista A apresenta um conjunto de candidatos que, na sua maioria, desenvolvem actividades em serviços e organismos da educação..."

e isso é mau, será que a credibilidade só está no educador em trabalho directo?
É o fantasma da imagem dos organismos da educação como pólos de nada fazer. Mas não será a identidade múltipla de uma lista uma mais valia para fazer a ligação entre a noção das sensibilidades no terreno com as melhores estratégias a influenciar nos organismos/serviços?

"- A Lista B tem reunido apoios que, na sua maioria, representam o educador "no terreno
- A Lista A tem, na sua base de apoio, as pessoas e ideias que têm, ao longo dos últimos anos, representado uma certa ideia de "educação de infância" numa perspectiva mais teórica"

Quer dizer a teoria e a prática dividem-se em fatias completamente separadas sendo pelouros exclusivos de educadores no terreno versus educadores em outras funções?
Convenhamos, é uma visão muito simplista !

"- A Lista B já se disponibilizou para, seja qual for o resultado das eleições, construir, em conjunto, uma APEI mais forte...
- A Lista A não se manifestou ainda nesse sentido..."

UPS! ... A LISTA B SABE QUE O DIÁLOGO E A FINALIDADE DE SER UMA ASSOCIAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS, CONSTRUÍDA A PULSO NESTES QUASE 30 ANOS ESTÁ AMEAÇADA PELO RESULTADO...
CONVENHAMOS COLEGAS...

Unknown disse...

Em nome de educação pré-escolar de qualidade, apoio APEI com futuro!

Unknown disse...

Pelo seu dinamismo e confiança, apoio a Lista A - APEI com futuro

Anónimo disse...

Colegas,
Deixem-me partilhar convosco algumas palavras e dizer-vos o que sinto face ao que leio e releio e reflicto, em ambos os blogs, da lista A e lista B...
- Escrevo porque acredito que a construção de conhecimentos e o crescimento pessoal e profissional de cada um (e de todos nós) faz-se melhor quando nos sentimos acompanhados e quando alguém reflecte connosco;
Parece-me que a principal característica que nos deve unir, enquanto profissionais de educação de infância, é a AUTENTICIDADE e esta autenticidade passa por sabermos ser profissionais também autênticos, isto é, maduros, reflexivos, com capacidade de acção, intervenção e reflexão conjunta, com capacidade de intervir, discutir assuntos e percepcionar a Educação de Infância como este "Grande Mundo de Conhecimentos e de Saberes Construídos" e que continuamos a construir e que continuaremos a construir (saberes estes teóricos, práticos e teórico-práticos porque a teoria relaciona-se com a prática e a prática com a teoria).
- SER EDUCADOR É SER profissional do terreno, detentor de saberes da prática e da experiência, sim é verdade! Mas também SER EDUCADOR É SER profissional com fundamentos e intenções pedagógicas e educativas, sustentadas e alicerçadas na teoria;
- SER EDUCADOR É SER a cada dia um aprendiz e reconhecer que já fizemos um percurso nestes últimos anos, com muitas conquistas, e que este percurso não acaba... (o saber é inacabado!).
Não somos detentores de todo o saber (nem o queremos ser) mas somos o que somos e lutamos por ser melhor HOJE e no FUTURO... é isso que nos interessa, ou pelo menos que deverá interessar a todos os educadores que querem ser autênticos.
- SER EDUCADOR É FAZER USO DO SABER CONSTRUIDO... é desfrutar e apoderarmo-nos de tudo aquilo que temos ao longo dos anos aprendido, descoberto e experimentado em conjunto...
- SER EDUCADOR É TAMBÉM FAZER de vez enquando VOOS ALTOS (com certeza!), todavia, projectando com consciência, maturidade e reflexão.
- SER EDUCADOR É RESPEITAR A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E AQUILO QUE TEMOS CONSTRUÍDO NELA E PARA ELA, PROCURANDO BENEFICIAR OS DIREITOS E AS NECESSIDADES DE TODAS AS CRIANÇAS...
É UM CONSTANTE RECONSTRUIR E ARTICULAR DAS TEORIAS COM AS PRÁTICAS E DAS PRÁTICAS COM AS TEORIAS.

Então, porquê falar-se em dicotomias entre "profissionais do terreno" e "profissionais de serviços e organismos da educação"?????? (conforme é referido pela Lista B).
A APEI necessita de profissionais (dos orgãos sociais que serão eleitos mas também de todos os educadores) que saibam responder (e respondam!) às nossas necessidades enquanto profissionais, às necessidades das crianças, às necessidades das instituições, às necessidades que apareçam imprevisivelmente, em virtude de uma EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA MELHOR E DE MAIS QUALIDADE.
PRECISAMOS PORTANTO DE UMA APEI COM FUTURO E DE ASSEGURAR O FUTURO DA APEI. DEPENDE DE NÓS CONTRIBUIR PARA ISSO.
PRECISAMOS IGUALMENTE e passo a passo DE +APEI, MAS ZELANDO POR "VOOS" BEM CONSCIENTES, REAIS E OPERACIONAIS, QUE NOS ENRIQUEÇAM A TODOS E NOS FAÇAM SENTIR AUTÊNTICOS.
- Reunião é comunicação, por isso, façamos dos nossos espaços de reflexão (sejam eles presenciais ou virtuais) momentos construtivos e de (re)aprendizagem para todos.

(Educadora de Infância, apoiante Lista A, Seguidora da Lista A e Lista B).

Rute de Moura disse...

Não tenho por hábito responder a comentários anónimos mas não consigo ficar indiferente a palavras que me parecem injustas para com um grupo de pessoas no qual me incluo (e não me refiro apenas ao movimento + APEI mas ao grupo de Educadores de Infância deste país).
Ninguém pretende fazer dicotomias entre profissionais ou entre os diferentes contextos em que podem ou estão a exercer e não se pode sequer pensar em colocar em pólos opostos a teoria e a prática (é simplesmente impossível).
A forma como cada um de nós interpreta as palavras dos outros é relativa mas não podemos esquecer nunca que somos Educadores de Infância e que se estamos a candidatar-nos à representação destes ou a escolher quem queremos que nos represente, temos de ter a lucidez e o discernimento de respeitar todos os colegas, as suas opiniões e não extrapolar as palavras de uns e outros.
É importante manter viva a reflexão sobre a Educação de Infância e o profissional de Educação de Infância. Não deixemos que umas eleições tragam dissabores (ou palavras amargas) a/entre profissionais que primam pela qualidade e dedicação ao seu trabalho.

Rute Moura

Paulo Fernandes disse...

Obrigado pelos vossos comentários.
Gostei especialmente de me atribuirem a qualidade de "cabeça no ar" e de ambicionar "altos voos". Gostei. É concerteza o maior elogio que levo destes dias.
Nesse aspecto sinto-me -salvo as devidas proporções - como os colegas que no paasado fundaram a APEI. Se não levantassem a cabeça e os olhos do chão nunca iniciariam este trajecto. Não haverá espaço para se ver mais?... Haverá APEI com futuro se não ôr Mais APEI?
Quanto ao facto de "estarmos todos - os elementos da lista B - no terreno", acreditem: é uma opcção de vida. No meu caso é concerteza.
Atrevam-se a dizer o contrário.


Paulo Fernandes

Anónimo disse...

Quando me reformei, pensei que poderia dispor de algum tempo para fazer voluntariado. Decidi então oferecer-me para trabalhar na APEI, não só porque é a minha associação, como também, senti necessidade de a compensar por não a ter apoiado, quando estava a trabalhar. Agora que apoio a equipa que trabalha na APEI identifico-me com a sua orientação e com o seu projecto, e sou testemunha do empenhamento e profissionalismo da sua equipa. Estou certa que a lista A continuará a garantir o bom trabalho, feito até agora.
Luísa Brito