APEI com futuro

A presente candidatura pretende dar continuidade e consolidar o trabalho desenvolvido pela direcção cessante e também por todos quantos, desde 1981, deram vida e visibilidade à APEI.

O programa de candidatura assume-se como um trabalho em progresso que durará o tempo correspondente ao mandato a que diz respeito (2010-2013). Procura honrar os compromissos até agora assumidos e ambiciona alargar o âmbito e influência da APEI, contando para isso com todos os associados, assinantes, parceiros e simpatizantes da nossa Associação que trabalham para uma Educação de Infância de Qualidade para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, conforme ao artigo 29º da Convenção Universal dos Direitos da Criança.

O programa assenta nos princípios orientadores expressos na Missão, Visão e Valores da APEI, bem como nas finalidades expressas nos seus Estatutos (art. 2.º) http://www.apei.pt/associacao/


Linhas Programáticas


1. Vida associativa

  • Continuar o trabalho desenvolvido com vista ao crescimento do número de associados e garantir condições para a sua participação na vida da Associação, reforçando a intervenção dos delegados regionais (Alentejo, Centro e Norte), organizando formação e informação através de espaços de debate e inovação, da construção de parcerias nacionais e internacionais, da participação em fóruns de discussão pedagógica, da organização de itinerários pedagógicos e outros eventos que se enquadrem nas finalidades da associação.
  • Manter e melhorar os canais de comunicação com os associados através do INFORMAPEI, do sitio APEI onde será criada uma caixa de sugestões e do correio electrónico.
  • Publicar no sítio da APEI os artigos relevantes que não é possível publicar nos Cadernos de Educação de Infância, bem como Actas de congressos e conferências, constituindo um repositório de recursos digitais.
  • Disponibilizar informação sobre pedagogia, modelos curriculares e instrumentos de observação/avaliação contextualizados e cientificamente validados.
  • Referendar a Carta de Princípios da APEI para a tomada de decisão eticamente situada.
  • Valorizar o trabalho de voluntariado a prestar pelos associados.
  • Alargar a representação da APEI aos arquipélagos dos Açores e da Madeira com interlocutores privilegiados.

2. Gestão e comunicação

  • Manter e consolidar os instrumentos de gestão financeira e orçamental da Associação.
  • Assegurar a conveniente alteração aos Estatutos e ao Regulamento Interno para garantir o cumprimento da avaliação de desempenho dos recursos humanos da APEI.
  • Prosseguir com a optimização da base de dados de associados e assinantes.
  • Melhorar os canais de informação e comunicação da APEI, nomeadamente através da actualização de dados de correio electrónico de todos os associados e assinantes.
  • Recorrer à comunicação online de forma extensiva, nomeadamente para a realização de reuniões de Direcção com os delegados e interlocutores privilegiados nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
  • Melhorar a capacidade de difundir a associação através de vários documentos e suportes.

3. Centro de Formação

  • Explorar as novas possibilidades que se abrem ao Centro de Formação após a certificação pela DGERT aumentando as dinâmicas formativas dirigidas a outros públicos.
  • Continuar o esforço de identificação e estabelecimento de parcerias com outras organizações, de modo a criar mais possibilidades de assegurar formação em todo o território.
  • Consolidar e ampliar a dinâmica de formação estabelecida e que vem demonstrando resultados a qual assenta na combinação de formação acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) com formação não-acreditada e os Sábados temáticos e ainda com formação para pessoal não docente (Assistentes Operacionais e outros).

4. Grupos de Trabalho

  • Manter os Grupos de Trabalho existentes: Revista Cadernos de Educação de Infância, Autoformação, Ética e Creche.
  • Constituir o Grupo de Trabalho – Avaliação na Educação de Infância (grupo informal que tem vindo a reflectir sobre esta problemática).
  • Constituir a trilogia Observação/Planificação/Avaliação como temática central, dedicando-lhe espaço editorial nos Cadernos de Educação de Infância com entrevistas e artigos sobre experiências significativas e relatos de práticas que explicitem os grandes pensamentos sobre avaliação (das aprendizagens, dos contextos educativos e do desempenho).

5. Delegados Regionais

  • Apoiar o trabalho dos Delegados Regionais do Norte, Centro e Sul nas suas acções de divulgação da APEI, actividades de formação, representação, etc.
  • Apoiar o estabelecimento de Delegados Regionais em outras regiões do país.

6. Centro de Documentação

  • Continuar o trabalho já iniciado de tratamento documental, de angariação de fundos e de negociação para a cedência de espaço para a instalação do Centro de Documentação.

7. Projecto Crescer a ler

  • Assegurar o arranque do processo de distribuição e oferta de livros a bebés, em parceria com outras organizações.
  • Organizar espaços de debate sobre literacia.

8. Encontros, Conferências

  • Realizar o Encontro Nacional nos dias 9 e 10 de Julho de 2010 em Lisboa celebrando simultaneamente os 30 anos da APEI.
  • Realizar uma ou mais conferência (s) acerca dos 10 princípios para uma abordagem europeia aos serviços para a infância (Rede Infância na Europa).
  • Realizar a 1.ª Universidade de Verão em colaboração com a Associação Rosa Sensat de Barcelona.
  • Realizar outras conferências/seminários sobre temas que venham a revelar-se pertinentes.

9. Parcerias Internacionais e Nacionais

  • Manter e aprofundar a parceria com a Rede Infância na Europa de que resulta a publicação Infância na Europa.
  • Manter e aprofundar a parceria com a Bookstart.
  • Relançar a parceria com a Asociación Mundial de Educadores Infantiles (AMEI-WAECE), de Espanha, a fim de trocar experiências, realizar eventos em comum e divulgar os eventos de ambas as associações aos respectivos públicos.
  • Firmar, manter e/ou aprofundar as parcerias estabelecidas ou em processo com o PNL, o GEDEI, a Associação Criança, Instituições de Ensino Superior, Fundações e outras Associações ou grupos de trabalho que visam promover a qualidade da educação de infância no nosso país.
  • Apoiar associações ou grupos de educadores organizados nos PALOP divulgando e disponibilizando materiais, estabelecendo contactos, etc, que possam ser relevantes para o desenvolvimento da educação de infância naqueles países (foram estabelecidos contactos com S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde).

10. Investigação

  • Promover a contextualização do Baby Effective Early Learning (BEEL) estabelecendo as parcerias necessárias à sua viabilidade financeira, validade científica e acolhimento pelas instituições. O BEEL é um modelo de auto-avaliação com vista ao desenvolvimento e melhoria da qualidade dos contextos de creche, da autoria de Chris Pascal e Tony Bertram. Baseia-se nos mesmos princípios educativos que o Effective Early Learning (EEL). O EEL, destinado a contextos de Jardins de Infância, foi adaptado pela DGIDC ao contexto português com o nome DQP Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias e divulgado a toda a comunidade educativa, no seu sitio: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/ .
  • Realizar um estudo extensivo de forma a obter um retrato dos serviços de creche no país que apoie a contextualização do Baby EEL.

11. Participação da definição de politicas educativas

  • Dar continuidade à Petição pública O Direito à Educação desde o Nascimento, disponível em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N602, tendo em vista a apresentação à Assembleia da Republica de uma proposta de lei para que os serviços para crianças dos 0 aos 3 anos sejam integrados no Sistema Educativo.
  • Criar o debate público em torno da importância da qualidade na educação de infância como resposta de educação e cuidado integrada, dos 0 aos 6 anos.
  • Assegurar o papel e reconhecimento da APEI como parceiro de discussão das políticas educativas.
  • Garantir o cumprimento do protocolo de cooperação com o Ministério da Educação que permite a afectação de recursos humanos especializados à associação; prestar a colaboração e trabalho relevante através da emissão de pareceres, consultas, participando em grupos de trabalho, apresentando propostas ou outros.
  • Manter a representação da APEI no Conselho Cientifico da Avaliação dos Professores.
  • Reforçar a parceria com o Plano Nacional de Leitura.

Lista de Candidatura aos Órgãos Sociais da APEI: 2010-2013

Assembleia Geral
Presidente
Maria Inês de Albuquerque d’Orey
(associada 4322)
Vice-Presidente
Maria Luísa Ribeiro F. Cunha Fernandes Homem
(associada 2710)
Vogal
Maria Luísa Cortez Brito
(associada nº 1563)
Secretária
Maria Bibiana de Chaves Magalhães
(associada 770)
Direcção
Presidente
Maria Lúcia Santos
(associada 1968)
Vice-Presidente
Liliana Gonçalves Fernandes Marques
(associada 1879)
Tesoureira
Maria Luísa de Almeida Tavares
(associada 855)
Secretária
Isabel Maria Tomásio Correia
(associada 4041)

Vogal
Maria Manuela Miguéns
Nunes Duarte Rosa
(associada 431)

Conselho Fiscal

Presidente
Paulo Jorge Pereira Neto Lopes
(associado 3100)

1.º Vogal
Ana Filipa Lourenço Miranda Figueiras de Barros
(associada 6612)

2.º Vogal
Edite Fátima Sanches
(associada 7352)



Delegada Regional – Norte
Maria do Rosário Brandão
Pereira da Cunha Coelho
(associada 4490)

Delegada Regional - Centro
Joana Alexandra Soares de Freitas
(associada 6848)
Delegado Regional – Sul
Luís Alberto da Gama
Freixo Silva Ribeiro

(associado 1252)